Cachaça e Cultura

Buenas, pessoal!

Não me canso de fazer homenagens aqui no blog. Postar vídeos, fotos e falar sobre algum bebum perdido por aí que é ícone entre os demais de nossa “raça”.

Indicado por um grande (ébrio) amigo de nossa equipe, o escolhido desta vez foi um ícone em sua época, grande intérprete, compositor, ator, cantor, etc etc etc. Não que o próprio seja um bebum, mas uma música que marcou época foi “O Ébrio” que foi cantada pela primeira vez em 1935 e gravada no ano seguinte.

Antônio Vicente Filipe Celestino, o Vicente Celestino como era conhecido, nascido em 1894 e falecido em 1968, foi um dos maiores cantores brasileiros do século XX.

Senhoras e senhores, O Ébrio, de Vicente Celestino:

E também a letra desta canção:

Tornei-me um ébrio e na bebida busco esquecer
Aquela ingrata que eu amava e que me abandonou
Apedrejado pelas ruas vivo a sofrer
Não tenho lar e nem parentes, tudo terminou
Só nas tabernas é que encontro meu abrigo
cada colega de infortúnio é um grande amigo
Que embora tenham como eu seus sofrimentos
Me aconselham e aliviam o meu tormento
Já fui feliz e recebido com nobreza até
Nadava em ouro e tinha alcova de cetim
E a cada passo um grande amigo que depunha fé
E nos parentes… confiava, sim!
E hoje ao ver-me na miséria tudo vejo então
O falso lar que amava e que a chorar deixei
Cada parente, cada amigo, era um ladrão
Me abandonaram e roubaram o que amei
Falsos amigos, eu vos peço, imploro a chorar
Quando eu morrer, à minha campa nenhuma inscrição
Deixai que os vermes pouco a pouco venham terminar
Este ébrio triste e este triste coração
Quero somente que na campa em que eu repousar
Os ébrios loucos como eu venham depositar
Os seus segredos ao meu derradeiro abrigo
E suas lágrimas de dor ao peito amigo

2 Comentários

Arquivado em cachaça

2 Respostas para “Cachaça e Cultura

  1. 07. Manarelli

    Bela música!

  2. 07. Manarelli

    Vééééééééi! Teve até uma novela da globo baseada nessa música vééééééi! Uau! O Ébrio.

Deixe um comentário