Decreto 6871

Boa noite, cachaceiros de meu Brasil!

Navegando por essa tal internet é que se descobre as coisas mais interessantes que a vida pode oferecer pra gente!

E foi no site do Governo Federal que descobri que, segundo o artigo 53 do Dectreto nº 6871, “Cachaça é a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de trinta e oito a quarenta e oito por cento em volume, a vinte graus Celsius, obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar com características sensoriais peculiares, podendo ser adicionada de açúcares até seis gramas por litro.”

Sendo assim, chegamos na nossa querida caipirinha que, até pouco tempo atrás, só poderia ser assim denominada se fossem seguidos os seguintes passos (fonte: http://www.ilhaverde.net/iv/rankings.htm):

Retire as pontas do limão. Corte o limão em rodelas ou em várias partes, a partir das quatro obtidas com o corte em “x” do limão em pé. Em uma vasilha pequena ou copo grosso, coloque um pouco de cachaça, amasse as rodelas ou os pedaços de limão com um soquete de madeira para extrair o suco e o sumo da casca do limão. Despeje tudo no copono qual será servida a Caipirinha, complete com cachaça, acrescente açúcar a gosto ou mel ou adoçante e complete com gelo. Decore o copo com uma fatia de limão cravada na sua borda.

Para fechar este post, segundo Marcelo Câmara, nada que fosse feito de maneira diferente, ou seja, com vodka, saquê, morango, rum, tequila, kiwi, manga, maracujá, carne seca, mandioca, enfim, nenhuma dessas alternativas pode ser considerada Caipirinha!

Um Abraço!

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em cachaça

2 Respostas para “Decreto 6871

  1. Jonhn Mafra

    Eu acrescentaria tirar aquela membrana do miolo, porque amarga o negócio.

    E uso 1 dose e meia para cada limão.

  2. 07. Manarelli

    Do mesmo decreto:

    § 5o A bebida prevista no caput, com graduação alcoólica de quinze a trinta e seis por cento em volume, a vinte graus Celsius, elaborada com cachaça, limão e açúcar, poderá ser denominada de caipirinha (bebida típica do Brasil), facultada a adição de água para a padronização da graduação alcoólica e de aditivos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s